O que o filme “Fome de sucesso” nos ensina sobre valores

 

Neste drama tailandês, acompanhamos a trajetória de Aoy, uma jovem cozinheira que sonha com o sucesso. Entretanto, não demora muito para que ela reflita sobre seus valores e até onde está disposta a ir para atingir seus objetivos.

 

Pelo o que quero ser lembrado? 

No filme, acompanhamos dois chefs de cozinha em diferentes momentos da carreira:

De um lado, Aoy (a jovem protagonista que sonha em sentir-se especial)  que entra em um dilema ao perceber que deve abrir mão dos seus valores para conquistar o que quer.

Do outro, Paul  (o renomado chef e temido por todos) que é conhecido pela arrogância e atitudes abusivas com seu time.

Ver esse embate nos faz refletir: quais são os nossos valores? Eles representam a pessoa pela qual queremos ser conhecidos no futuro? 

 

Enfrentar dilemas é colocar os valores a prova 

Quando Aoy começa a sentir-se reconhecida no mundo da culinária, também começa a enfrentar dilemas parecidos com o do chef Paul. É nesse momento que a jovem precisa decidir se vai moldar-se ao mercado ou então permanecer fiel aos seus valores. 

Na vida real, acontece a mesma coisa. Uma pessoa com valores bem estabelecidos, consegue manter-se fiel à eles, mesmo em situações extremas.

 

O exemplo faz toda a diferença 

Aoy não gostava da forma como era tratada na cozinha do chef Paul. Mas, quando começou a liderar seu próprio time, caiu na mesma armadilha que seu antigo chefe.

Isso nos mostra o quanto o exemplo é importante na hora de transmitir os valores para um time. O exemplo e a vivência diária são ferramentas muito mais valiosas do que flyers e apresentações comerciais quando o assunto é expandir a prática dos valores para um time. 

E você, já assistiu ao filme? O que aprendeu com ele?

Chamar no WhatsApp